|
Na água podem existir componentes sem cheiro, sabor ou cor, invisíveis ao consumidor, mas que podem não só afetar a pureza da água, como também prejudicar a saúde.
De acordo com o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza), 82 % da população mundial está exposta a elevados níveis de poluição no abastecimento de água. Um dos possíveis componentes poluidores é o chumbo, que facilmente contamina a água, através, por exemplo, das torneiras em sua casa.
Todas as torneiras CIFIAL cumprem as normas da União Europeia, ainda que estas não sejam legalmente vinculativas, no que diz respeito às características das torneiras (exemplos: NP EN 200, NP EN 817, NP EN 1111) e aos materiais usados. Quanto aos materiais, é cumprida a abordagem comum em vigor, subscrita por cinco países europeus: França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Dinamarca.
De facto, em consequência da elevada presença da marca no mercado americano há diversas décadas – de notar que as torneiras da Casa Branca foram produzidas pela CIFIAL (conheça a 'Edwardian') –, a maioria das nossas torneiras cumprem as normas americanas para o setor. Estas normas são muitíssimo exigentes e de cumprimento obrigatório, ao contrário das que se encontram em vigor na União Europeia.
Existem três normas obrigatórias que permitem aos consumidores terem a certeza de que as torneiras de lavatório e de cozinha, por onde a água potável é habitualmente consumida, não transferem chumbo ou outras substâncias que possam colocar em causa a saúde. E mais, que os seus componentes são restritivos, em termos de consumo hídrico.
A norma NSF/ANSI/CAN 372, «Drinking Water System Components – Lead Content», define os limites de Pb (chumbo) nos componentes em contacto com a água. Atualmente, nos EUA o limite de Pb (chumbo) no volume da torneira é de 5mg. Passará a 1mg em janeiro de 2023, na Califórnia. Em janeiro de 2024, a medida será alargada aos restantes Estados. A CIFIAL já iniciou processos de desenvolvimento no sentido de dar resposta a esta exigência.
De forma mais abrangente, a norma NSF/ANSI/CAN 61, «Drinking Water System Components – Health Effects», estabelece critérios rigorosos relativamente à transferência de substâncias que podem ser nocivas para a água potável. Igualmente importante é a regulamentação sobre o desempenho e design para as válvulas e torneiras.
A norma ASME A1112.18.1/CSA B125.1, «Plumbing supply fittings», que, entre outros temas, aborda e regula o consumo hídrico das torneiras.
De salientar que, além do teste comum de consumo hídrico, a CIFIAL dispõe de laboratórios internos com capacidade de testagem da passagem de componentes prejudiciais para a água, como o chumbo.
|
|